Living Coral: a cor do ano 2019 é cheia de vida!

 

Todo ano a Pantone divulga qual é a cor do ano. Em 2019 não podia ser diferente, e a cor escolhida foi o Living Coral. Mas… O que afinal é Pantone, e o que ela leva em consideração para fazer a seleção da cor-tendência do ano? Vamos conhecer um pouco mais sobre isso aqui nesse texto!


A Pantone

Se você já se aventurou em programas de edição de imagens, deve ter percebido que as escalas de cores têm duas opções: RGB ou CMYK. Essas siglas são formadas pelas iniciais das tintas que formarão todas as outras cores, caso seja necessário imprimir a imagem.

No sistema RGB, as cores são vermelho, verde e azul. Já no CMYK são ciano, magenta, amarelo e preto. A partir dessas cores de tintas são formados todos os outros tons de uma impressão.

A Pantone, que começou como uma produtora de tintas, inovou na maneira de identificar cores diferentes. Para fazer isso, ela criou um sistema de identificação e combinação de cores.

Essas cores receberam, cada uma, o seu próprio código. A intenção era padronizar e aumentar a precisão das impressões coloridas. Ela conseguiu fazer o que o RGB e o CMYK não conseguiam, com a adição de cores metálicas e até neon em seu catálogo.

Com o aumento dos tons disponíveis e a constante invenção de novas cores, a Pantone foi se transformando em referência no estudo das cores. Hoje, a empresa americana também faz consultoria e dita tendências.


Cor do ano 2019: O Living Coral

Desde 1999, a Pantone traz anualmente um tom escolhido como a tendência do ano.

A equipe de Inteligência da Cor analisa diversos aspectos do contexto mundial para eleger um tom que inspire e contenha em si o reflexo do mundo. São pesquisadas tendências em viagens, comportamento, a ocorrência de tons nas redes sociais, nas exposições de arte e no cinema, entre outros.

Para 2019, a cor escolhida foi o PANTONE Living Coral 16-1546 - ou coral vivo.

“Pantone Living Coral 16-1546 corporifica nosso desejo por se expressar se divertindo.” - A frase é da própria Pantone, mas tem tudo a ver com o que nós panólatras fazemos, certo? Costurar é uma maneira de se expressar se divertindo - muito!


O tom coral com subtom dourado traz vivacidade, mas também conforta. Ele inspira a autenticidade e a espontaneidade. Esses aspectos são essenciais num mundo altamente voltado para as redes sociais e contatos digitais que temos hoje. É como se os usuários estivessem buscando, em meio à tecnologia, algo de mais natural e encorajador.

A diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, resumiu assim a escolha pelo Living Coral como a cor do ano 2019:

“Cor é esta lente que equaliza as experiências das duas realidades, digital e natural, o que é mais verdadeiro ainda para Living Coral. Consumidores que anseiam por interações humanas e conectividade social encontram, nas qualidades humanas e agradáveis da convivial PANTONE Living Coral, uma resposta perfeita.”


Como usar a cor do ano?

Cor do ano 2019

O Living Coral pode ser incorporado às roupas e acessórios. Ele combina muito com o dourado, já que tem esse subtom, então combinar as duas é a pedida ideal para acompanhar a tendência de 2019.

Outra opção é combiná-lo com tons de verde, já que a ideia é remeter a algo natural.

Dá uma olhadinha na combinação entre essas estampas com tons de coral vivo e verde:

Estampas com tons de coral vivo e verde

 

Além da cor do ano, você ainda faz um mix de estampas e já sai duplamente na frente quando o assunto é tendência!

Na decoração o tom é ainda mais bem-vindo! Ele vai dar aquele UP e aquela animada em qualquer ambiente. Desde as paredes até pequenas peças, o coral vivo é garantia de adicionar um tom de felicidade ao seu dia a dia.

Tem sofá que continue chato e monótono com uma almofada dessas? Apostamos que não!

 

Almofada Estampada


Nesse vídeo, há muitas outras maneiras de incorporar a cor do ano na sua decoração, veja só:


Adoramos a tendência!

Nós aqui no Panólatras amamos tanto essa cor e o significado dela, que facilitamos a vida de vocês e criamos uma coleção de tecidos com esse tom. Dá uma conferida lá para começar a estampar seu mundo em tons de coral!

Amamos todos os nossos tecidinhos e estampas, e não podemos ter preferidos…

Mas fizemos este esforço e selecionamos nosso TOP 3 dos tecidos em tom coral que temos aqui, olha só:

1. Preguiça Fofinha

2. Coral Cubos

3. Pomeranian com Fundo Rosa