Tricoline: conheça tudo sobre ele e inspire-se

 

O tricoline é velho conhecido de quem compra camisas masculinas. O tecido leve e fresco é o preferido para a produção dessas peças. Originalmente feito apenas com algodão, atualmente existem misturas, que modificam a textura e a sensação térmica que o tecido proporciona.

Para saber tudo sobre o que é tricoline, suas características e aplicações, continue acompanhando nosso texto!

Qual é a composição do tricoline?

O tricoline é um tecido 100% algodão.

A fibra natural do algodão é a matéria-prima para tecidos bem leves e fresquinhos. Sabe aquela camisa que você coloca e sente que o corpo “respira”? Com certeza ela é feita de fibras naturais!

Além disso, por causa da composição, o tricoline é um tecido que não causa irritações no contato com a pele. Este tipo de alergia acontece mais comumente com tecidos sintéticos.

Em lojas por aí vocês podem encontrar tricoline com adição de outras fibras. Ou o chamado “tricoline misto”. Ele pode ser adicionado de elastano, viscose, ou poliéster.

Estes tecidos adicionados vão servir para dar elasticidade, baratear o custo de produção ou para evitar que o tecido amasse muito. Mas todos eles modificam a sensação térmica pela qual o tricoline é tão requisitado!

O tricoline ainda é um dos melhores tecidos para estampar. Sua trama fechada é ideal para receber a estampa digital (que é o processo usado na estamparia do Panólatras) - então ele rende desenhos e inspirações maravilhosas, cores vivas em qualquer tom, e possibilidades infinitas!

 


Quais cuidados eu devo ter com o tricoline?

Como já explicamos, o tricoline é resistente à lavagem na máquina e ao ferro, mas existem alguns cuidados a serem tomados para preservar o tecido:

  • A temperatura máxima de lavagem deve ser 40ºC
  • Ele não deve ser alvejado
  • Seque a peça em baixa temperatura e à sombra para preservar as cores vivas por mais tempo
  • Passe a ferro em temperatura de até 150ºC
  • Não lave as peças a seco


A versatilidade do tricoline

Como já dissemos, o tricoline é extremamente versátil. Então ele é o tecido ideal para diversas produções, tanto na área da costura, como nas artes, no artesanato e na cartonagem.

Para costurar peças de roupa, ele é ideal por causa da sensação térmica fresca, e porque pode ser lavado na máquina e passado a ferro (máximo de 150ºC). Para a cartonagem e encadernação, ele é ótimo porque praticamente não desfia e trabalha bem com a cola, o que deixa o acabamento incrível (como podemos ver nessas peças aqui abaixo: álbum @encaixotamor, kit higiene @kitcut e caderno @mok.atelie).

Álbum @encaixotamor com estampa Folhas Tropicais Kit Higiene @kitcut_kit com estampa Flachas Étnico Caderno @mok.atelie com estampa Summer Love


Isso também faz dele o tecido ideal para as iniciantes, já que pode ser costurado à máquina ou colado. Ah! E ele não é um tecido que desliza, então é um ponto a mais para as menos experientes considerarem na hora de escolher o tecido a utilizar.

Já na área da decoração o tricoline é o escolhido por receber estampas muito bem! Com a estampa digital o tricoline recebe desenhos de alta definição, com riqueza de detalhes e gama ilimitada de cores, mantendo o toque macio do tecido.

Dá uma olhadinha nesse post aqui, para ver alguns exemplos de tricoline na decoração de quartos infantis

Que peças eu posso fazer com o tricoline?

Praticamente TUDO o que for de tecido, pode ser feito com o tricoline.

Até mesmo peças que exigem tecidos mais reforçados e grossos. É o caso de alguns tipos de bolsas - que podem ser feitas com o tricoline dublado, sobre o qual já falamos aqui no blog!

Mas, para te trazer ainda mais inspirações, fizemos uma listinha com os itens mais comuns de serem produzidos com esse tecido:

  • Confecção e moda: Camisas, vestidos, saias, roupas infantis (o tricoline vendido no Panólatras tem certificado STANDARD 100 by OEKO-TEX®, que assegura que não há nenhuma substância nociva ao corpo humano)
  • Decoração: Lençóis, fronhas, toalhas de mesa, jogos americanos, almofadas, capas para sousplat, revestimento de caixas, revestimento de paredes, revestimento de móveis, brinquedos.
  • Artigos pet: Caminha, bandanas, lacinhos e gravatinhas.
  • Artesanato: Patchwork, patch aplique, patch colagem, fuxico, almofadas, cartonagem, nècessaire, estojos, carteiras.

E pra ilustrar o que falamos até aqui, veja só mais essa seleção de lindezas feitas em tricoline: Tapa Olhos @alecrimhandmadee, Baleias @bordaduradeouro e Case para Celular @luacases

Tapa olhos  @alecrimhandmade com estampa Harry Potter Baleias @bordaduradeouro com estampa Triângulos Frios Case de celular @luacases com estampa Amuletos da Sorte Azul


    Quer mais? Neste
    post aqui nós trazemos 5 ideias lindas de produtos feitos com tricoline estampado. Vale a pena conferir também!

    30/04/2019 por Equipe Panólatras