Esses acessórios de costura vão facilitar muito a sua vida


Está começando agora a aprender a arte da costura? Então esta lista é imprescindível para você! Nós selecionamos 10 acessórios de costura que vão facilitar a sua vida!


Poupando tempo e esforço com acessórios de costura

“Ah, mas na época da minha avó era só linha, agulha e tecido!”

OK, ainda bem que não estamos mais passando essas dificuldades, não é? Hoje, a gente tem a facilidade de encontrar pecinhas, equipamentozinhos e acessórios que facilitam muito a vida das costureiras modernas.

Eles economizam nosso tempo e permitem que a gente curta a vida… ou tenha ainda mais momentos para dedicar à costura!

É claro que, para começar, você pode usar os utensílios que encontrar aí na sua casa. Mas, se você pretende se dedicar um pouco mais, indicamos que pegue essa listinha e corra para o armarinho mais próximo!


Tesoura para tecido

 

Só de observar, você já deve ter reparado uma grande diferença presente na tesoura específica para tecidos. Ela é “tortinha”, em relação à tesoura de papel. Os dois anéis onde vão os dedos não são simétricos.

Essa tesoura tem esse formato, porque ele facilita a entrada da lâmina por baixo do tecido. Imagine que o seu tecido está esticado sobre a mesa de corte. Este formato de tesoura permite que você insira a lâmina sob o tecido, e deixe a mão bem encostada na superfície da mesa. Ele confere muito mais firmeza no corte, e facilita que você siga os recortes do molde sem sofrimento.

Ah! Lembre-se de não utilizar essa tesoura para cortar papéis, porque eles podem danificar o fio.

A tesoura acima está à venda pela internet, no Armarinhos São José.


Fita métrica

Se você está se perguntando se uma régua funciona, a resposta é “Não!”. A fita métrica é a melhor amiga da costureira. Ela é flexível e será capaz de medir com precisão, espaços em que a régua falharia. Isso serve para curvas de tecidos, franzidos, medidas de corpo.

A lógica é que o tecido é flexível… Então o acessório utilizado para medi-lo também deve ser. As fitas métricas comuns têm um lado colorido. A cor muda a cada 10 cm. Este também é um truque ótimo para você “bater o olho” e conseguir identificar aproximadamente uma medida.


Alfinetes

Não subestime a importância desse acessório de costura! Ele é pequeno, porém poderoso. São os alfinetes que vão permitir que os tecidos se mantenham no lugar certo onde a costura deve ser, sem deslizar.

Eles ainda servem para juntar moldes ao tecido, tecido com tecido, separar grupos de peças cortadas, marcar o local do final da costura, realizar ajustes em peças prontas… Com certeza você vai encontrar ainda mais finalidades para ele conforme for praticando.


Porta-alfinetes

Já dissemos que eles são pequenos e poderosos… Mas não comentamos que eles podem ser também perigosos.

Os alfinetes furam a pele como furam os tecidos, então é bom tê-los sempre guardadinhos! Um porta-alfinete é essencial, se você não quiser transformar sua área de costura em um “campo minado” logo no primeiro dia de prática!

Você pode optar por uma caixinha, mas é sempre bom ter também um daqueles acessórios fofinhos, em que você possa espetar os alfinetes. Existem muitos modelos, e o mais legal é que você pode fazê-lo!


Ímã

Às vezes não vai ter jeito. Você vai derrubar toda a sua caixinha de alfinetes! Para não se estressar, tenha sempre esse inusitado acessório de costura à mão: um ímã. Ele vai te ajudar a encontrar os alfinetes, e eventuais peças metálicas que você perder no chão ou sobre a mesa. Se você tem animais, ou a mania de andar descalça, o ímã vai ser seu grande aliado em evitar acidentes.


Desmanchador de costura

Não desanime… A gente já vai te avisar que haverá dias em que você vai sentir que descostura mais do que costura! É normal errar… Mas você vai ter que desfazer as costuras com cuidado para não prejudicar o tecido.

A maneira mais fácil de fazer isso é utilizando este ganchinho:

Ele tem uma das pontas bem fininha, o que permite que ele deslize entre o tecido e a linha em cada ponto. Na parte arredondada de dentro, ele é cortante, e não há fio que resista. Já a outra ponta tem uma bolinha, o que impede que ela também fure o tecido.

Se você está começando agora, este vai ser o seu melhor amigo!


Pés de máquina diferentes

Pé de máquina é aquela pecinha que segura o tecido no lugar para a agulha entrar. Ele pode ser feito de plástico ou metal, e as máquinas de costura já vêm de fábrica com pelo menos um deles. Mas para multiplicar as possibilidades, considere investir em outros pés de máquina.

Se você quer costurar zíperes, existem alguns tipos de pés específicos. Normalmente eles ficam somente de um lado, e o próprio zíper segura a agulha no lugar do outro lado. Esse pé parece um pé de máquina cortado pela metade. Para fazer caseado de botão, também existe um pé específico. E isso pode também variar de máquina para máquina.


Giz

Vai ser difícil resistir marcar o tecido com qualquer lápis ou caneta que você encontre por perto. Então garanta que você vai ter sempre um giz à mão - assim você marca seu tecido como preferir, e não corre o risco de manchá-lo.

Existem à venda desde os tradicionais, em formato de cilindro (como os de quadro negro), até modelos em que você insere o giz em pó, e ele sai por uma mini-carretilha, fazendo um risco muito mais preciso. (Veja abaixo o modelo, à venda neste link.

Giz


Carretilha

Ela é literalmente “uma mão na roda”!

Quando você precisa passar um molde (que não pode ser cortado) ou desenho para um tecido utilizando o papel carbono, recorra à carretilha dentada.

É só colocar o carbono entre o tecido e o desenho, e contornar o desenho com a carretilha. Para riscar mais tecidos ao mesmo tempo, você pode colocar mais camadas intercalando uma folha de carbono e um pedaço de tecido.

Já para cortes precisos, você pode utilizar a carretilha com lâmina circular. Um acessório de costura que não pode faltar para quem faz patchwork.



Caixa de acessórios de costura

E, é claro, nosso 10º item da sua listinha de compras é o último, mas não o menos importante. Aliás, ele é mesmo muito importante: uma caixinha de costura!

Ela é que vai garantir que todos os outros acessórios da lista se mantenham em ordem, e você esteja sempre organizada para começar a costurar.

Pense nos acessórios que você comprou e escolha uma caixinha com repartições em que caibam todos eles. Normalmente os equipamentos de costura tem pontas, ou são cortantes. Então, para a sua segurança e a dos próprios acessórios, é melhor que eles tenham um lugarzinho fechado em que serão guardados.