Tecido para bolsa: quais são os melhores?


Mudam os modelos, surgem novos acessórios, Mas as bolsas de tecido nunca saem da moda. O que é uma ótima notícia para a gente que costura e faz questão de sempre ter acessórios novos e exclusivos no armário. A primeira questão que aparece é: qual é o melhor tecido para bolsa?

Vamos conhecer aqui neste blog:

  • o que você tem que considerar para escolher cada tecido,
  • alguns dos tecidos mais indicados para bolsas, e
  • como dar aquele jeitinho de usar o tecido molinho que você quer, mesmo para uma bolsa mais robusta.

Como saber qual tecido é ideal para a minha bolsa?

Como a gente sempre diz, existem muitas opções de tecido e a criatividade é o limite. Porém, para garantir que a sua produção seja resistente e segura para colocar tudo o que você precisa (ou para vender sem se preocupar), algumas considerações devem ser feitas.

A primeira delas é sobre o tamanho da bolsa.

Quanto maior ela for, mais objetos caberão dentro dela. Então uma bolsa deve ser proporcionalmente mais resistente, quanto maior for o seu tamanho.

Você também deve analisar o objetivo da bolsa.

Se for uma bolsa que tem o formato ideal para carregar um laptop, o cuidado com a resistência deve ser redobrado. Afinal, uma bolsa vale tanto quanto o quem dentro dela! Qualquer rasgo ou problema com o tecido pode acarretar sérios prejuízos nesse caso.

E ainda, você precisa analisar a ocasião em que a bolsa será usada.

Bolsas escolares, por exemplo, precisam ter tecidos reforçados. Bolsas de festa pedem tecidos delicados, com algum brilho e elegância.

Melhor tecido para bolsa

Você já percebeu que praticamente todos os tecidos podem ser utilizados, e tudo vai depender do tipo e modelo de bolsa que você quer produzir.

Então, vamos falar um pouco sobre alguns tecidos, para ajudar na sua decisão!

Bolsas reforçadas

Bolsas Reforçadas

Para as bolsas que vão carregar peso ou que serão utilizadas diariamente e precisam de tecidos mais fortes, o tecido ideal é o córdoba, ou tecidos utilizados para estofados, como o vellum e o canvas.

Mochilas e malas (como essas da Caramellow Bags) se enquadram nessa categoria. Mas… Se você quiser usar um tecido mais molinho para elas, PODE TAMBÉM! (Daqui a pouco ensinamos para vocês).

Bolsas de pano

Bolsas de pano estão disponíveis em inúmeros modelos. Mais uma vez, a bolsa pode pedir tecidos diferentes, se for muito grande, ou menorzinha. Mas, num modo geral, o melhor tecido para bolsa de pano é o tricoline.

E há vários motivos para isso. Ele é um tecido bem fácil de trabalhar, e que recebe estampas muito bem. Então a sua variedade permite que você produza qualquer tipo de bolsa de pano.

Essas bolsas são, normalmente, mais molinhas e despojadas, como a Bolsa Origami, que você pode conferir nesse vídeo:


Mas isso não impede que o tricoline seja também usado para bolsas mais estruturadas, como essa abaixo, um case para laptop produzido pela @bydinstore

Case Laptop


O tricoline também é ideal porque ele pode ser combinado com outros tecidos. Por exemplo, utilizando uma sarja, que tem a trama mais forte e grosseira, você pode compor modelos como a bolsa saco da @costura.nerd

costuranerd


É só escolher o tecido mais resistente para a parte que vai receber mais peso - o fundo e as alças. Além de funcional, a combinação fica linda!

Um outro tecido utilizado em bolsas é o nylon. Ele funciona tanto para a parte externa como para forros. O nylon pode ser substituído pela microfibra, já que eles têm caimento e toque bem parecidos.

Bolsas de festa

Ela costumam ser menores e precisam levar apenas o essencial para um período. Isso permite que você utilize tecidos mais leves e frágeis.

O cetim e o cetim charmouse são os principais tecidos para bolsa de festa. Isso porque eles têm um brilho elegante e ainda são bastante resistentes.

A seda também é uma opção, mas ela é um tecido menos acessível. As vantagens do cetim sobre a seda são valor e resistência. Então se você precisa de uma peça que pretende usar mais vezes, e não quer pagar muito caro por isso, já sabe qual a melhor opção!

Bolsas de praia e piscina

Tecido Atoalhado

Tecido atoalhado é usado para roupões, e também dá uma ótima matéria-prima para produzir uma bolsa-toalha, que é enrolada e tem alças para aumentar a praticidade.

Segredinhos para deixar o tecido mais resistente

Pois é, já falamos bastante dos tecidos ideais para cada modelo, mas... Você quer fazer uma bolsa super resistente e pre-ci-sa ser aquele tecido molinho porque você se apaixonou pela estampa? OK, isso tem solução.

Aliás, tem várias soluções.

Como já falamos acima, uma delas é você reservar o tecido mais molinho para as partes que podem ser mais frágeis na bolsa. Mas existem outras formas:

  • Escolher um tecido mais forte para o forro Assim, ele recebe todo o peso, e o tecido externo fica livre de pressões. O segredo é fazer o forro ligeiramente menor que a parte externa, para garantir que pouco ou nenhum peso vai ser exercido no tecido mais frágil.
  • Dublar o tecido. Você pode enviar para uma empresa de dublagem, que vai aplicar outras camadas de tecido sobre o que você escolher, e transformá-lo em um material mais resistente
  • Matelassados e mantas. Elas também criam um efeito de dublagem, pois aumentam as camadas da bolsa. Escolha uma linha de nylon bem forte específica para bolsas e calçados para fazer os matelassados.
  • Dublagem caseira. Há várias maneiras de reproduzir a dublagem em casa. Uma delas é utilizar manta e entretela termocolante dupla face. Você deve alinhar o tecido, a entretela e a manta, garantindo que a entretela esteja no meio das 3 camadas.

Aí é só passar a ferro e as 3 camadas se colam, formando um tecido mais resistente, que você pode utilizar para bolsas mais robustas.